Inaugurado em outubro de 1981, despontou como novidade no cenário goianiense e abriu caminho para a implantação de outros shoppings em Goiânia. Lourival Louza Júnior, presidente do shopping, conta que "a ideia inicial era dar à cidade um grande empreendimento, polo comercial de entretenimento e lazer".
O projeto foi bem sucedido e hoje o Flamboyant, além de ter contribuído com a mudança de hábitos dos consumidores goianos, é um dos responsáveis pela modernização da economia local. Nos últimos anos trouxe à capital empreendimentos como Alphaville Flamboyant, Comfort Suítes Flamboyant, Office Flamboyant, Loft Gyn, Ilhas de Flamboyant, entre outros. Além de impulsionar a instalação no bairro Jardim Goiás de empresas como Carrefour, Walmart, Tend Tudo, universidades e ainda, Paço Municipal, Parque Flamboyant e Centro Cultural Oscar Niemeyer.
Com mais de 137.000 m² em área construída está entre os maiores shoppings do Brasil. É líder absoluto no segmento de shopping centers no mercado goiano e considerado um marco no comércio varejista do Estado. Também constitui um ponto de referência em lazer para a população goiana.