Conheça o projeto de sessão especial para pessoas com espectro autista do Cinemark

O Projeto Azul chegou ao Cinemark Flamboyant Shopping. Vem saber de mais detalhes.

Ir ao cinema pode parecer algo simples do dia a dia, mas para autistas e suas famílias, a realidade é diferente. O ambiente fechado com as luzes desligadas e som alto causam uma sensação de confinamento e podem inquieta-los a ponto de não se sentirem confortáveis e até deixá-los agitados.

Entenda o Autismo

Imagem: freepik.com

O autismo não é doença, é uma condição que altera o padrão de linguagem, a interação, a comunicação e o comportamento social e existem algumas variações do espectro como:

Síndrome de Asperger

Esta é a forma mais leve entre os tipos de autismo e é três vezes mais comum em meninos do que em meninas. Na maioria dos casos quem possui a síndrome conta com uma inteligência acima da média e também é normal que a pessoa se torne obsessiva por um objeto ou um único assunto.

Transtorno Invasivo do Desenvolvimento

Este é um autismo considerado como “intermediário” por ser um pouco mais grave que a Síndrome de Asperger, mas não tão forte quanto o Transtorno Autista. Neste caso, os sintomas são variáveis, porém, de modo geral o paciente apresenta uma quantidade menor de comportamentos repetitivos. Possui um pouco de  dificuldade com interação social e tem competência linguística inferior à Síndrome de Asperger.

Transtorno Autista

Um pouco mais intenso que os anteriores, este espectro afeta de forma intensa os relacionamentos sociais, a cognição, a linguística e os comportamentos repetitivos.

Transtorno Desintegrativo da Infância

Este é o tipo mais grave do espectro autista e o menos comum. Geralmente, a criança só apresenta dificuldade de desenvolvimento intelectual, linguística e social dos 2 aos 4 anos de idade e então não consegue recuperá-las.

Símbolos do Autismo

Imagem: genialcare

Existem alguns símbolos que foram desenvolvidos para representar essa diversidade entre as pessoas diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Eles geram identificação, inclusão e diminuem o preconceito com os autistas. Os símbolos também são usados em diversos ambientes para expressar engajamento na luta pela conscientização do autismo.

Diante de tudo isso, o Cinemark entendeu como uma necessidade, proporcionar um ambiente mais aconchegante para crianças e adolescentes autistas no cinema, a “Sessão Azul”.

O que é Sessão Azul

Essa é uma sessão especial para os autistas e tem um tratamento diferenciado: o volume de som é mais baixo, as luzes ficam acesas e as exibições não tem propagandas comerciais e trailers.
Com isso, a experiência da família com seus pequenos é muito mais tranquila e divertida.

O filme que será exibido na Sessão Azul do Cinemark Flamboyant nesse mês de julho será Minions 2: A origem de Gru.

Direcionado para o público infantil, o filme conta a história de Gru nos anos 70, muito antes de se tornar o mestre do mal. Com apenas 12 anos ele já planejava dominar o mundo do seu porão e então conhece os Minions que se tornam sua família e passam a ajudá-lo a executar suas primeiras missões.

A data de exibição do filme na Sessão Azul é 20/07 às 13h40 e você pode adquirir os ingressos no App, no site do Cinemark ou diretamente na bilheteria. Uma experiência incrível que toda a família vai amar. Não dá para perder!

Estamos te esperando!

Foto de Destaque: freepik.com

Imagens: Divulgação Flamboyant