#JaneiroBranco: 6 Passos para manter a mente mais saudável

No mês de conscientização à saúde mental, preparamos um post repleto de dicas para você se cuidar e cuidar de quem ama. Vem conferir mais com a gente.

O que é

Janeiro Branco é uma campanha que foi criada em 2014 com o intuito de voltar a atenção das pessoas aos cuidados com a saúde mental.

Por inúmeras vezes, homens e mulheres se envolvem com os afazeres do dia a dia e não param sequer um segundo para meditar naquilo que o seu próprio corpo precisa para continuar. Por isso, a importância deste mês que incentiva as pessoas a terem mais atenção com a mente.

Sinais de alerta

Exaustão, estresse, irritabilidade excessiva, cansaço, frustração, pressão, falha de memória e outros sintomas semelhantes, são sinais que o corpo dá para que você se permita parar e se cuidar.

Como cuidar

Durma Bem

Oito horas por dia, isso mesmo, o recomendado para se ter uma mente descansada e pronta para as atividades do dia a dia, são de oito horas de sono. Esse tempo é importante para evitar transtornos e manter a saúde mental em dia. Para isso, evite o uso de celular e outros luminosos 30 minutos antes de dormir e procure estar em um ambiente silencioso e escuro. Isso faz toda a diferença!

Pratique Atividades Físicas

Muito mais do que manter a forma, praticar algum exercício físico durante 30 minutos por dia auxilia na oxigenação do cérebro e também contribui para a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de bem estar.

Leia: “Dicas de looks fitness para quem vai começar a malhar em 2022”

Cuide da alimentação

Quando cuidamos do nosso corpo isso reflete também em nossa mente. Por isso, a importância da alimentação em horários regulares e com ingredientes ricos em nutrientes para evitar fraquezas, fadigas e outros sintomas que adoecem a mente e o corpo também.
É claro que de vez em quando podemos dar aquela escapada e comer uma besteirinha, mas não torne isso um hábito, para não comprometer a saúde da sua mente.

Encontre restaurantes com comidas saudáveis AQUI.

Mantenha uma rotina organizada

Uma rotina organizada é sinônimo de mente tranquila.
Quando deixamos tudo ao acaso, acabamos por esquecer de diversos afazeres e isso traz estresse desnecessário à mente.
Para te ajudar, use a agenda do celular ou compre um planner para te auxiliar na organização do dia a dia. Vai fazer toda a diferença.

Leia: “Dicas de Planners e Agendas que você encontra na vitrine de Goiás”

Cuide de si mesmo e de quem ama

Vá ao salão de beleza, tire um tempo para relaxar em um spa, leve quem ama para um passeio ou para fazer compras. Tudo isso traz felicidade e relaxa a mente.

Confira AQUI lugares para cuidar de você e de quem você ama. 

Busque ajuda profissional

Todos os cuidados são importantes, mas nenhum deles anula a necessidade de uma orientação médica. Se você conhece alguém ou sente algum dos sinais que citamos acima, se dê um tempo, pare um pouco e cuide da sua mente. Isso é essencial para manter o equilíbrio em toda a sua vida.

Conheça o posto de atendimento Unimed no piso 1 do Flamboyant Shopping.

Cuide de você, cuide da sua mente para manter uma vida feliz, tranquila e mais saudável.

 

Foto de destaque: freepik.com